Mitos e verdades sobre o uso do ar condicionado e o consumo de energia

Mitos e verdades sobre o uso do ar condicionado e o consumo de energia

 

Se você está pensando em comprar um ar condicionado com certeza já ouviu algumas informações quanto ao seu uso, gasto energético e desempenho.

Por outro lado, muitas dessas informações são passadas sem embasamento, porém hoje você saberá os principais mitos e verdades sobre o ar condicionado. Confira a seguir!

 

Mitos e verdades sobre o uso de ar condicionado

 

  • Ar condicionado gasta muita energia

MITO. Os modelos mais modernos de ar condicionado já vêm com baixa voltagem, o que significa menor consumo de energia, não elevando em mais do que 50 reais a conta de luz.

Além disso, existem os modelos inverter que são supereconômicos, permitindo economia de até 40% no valor na conta de luz.

 

  • Deixar o ar condicionado ligado o dia todo gasta mais energia.

MITO.  Quando você liga e desliga o ar condicionado várias vezes ao longo do dia, você está alternando os picos de eletricidade do produto. Ou seja, para manter o pico estável, é preciso que você o deixe ou ligado ou desligado constantemente, por pelo menos 8 horas diárias.

 

  • Ar condicionado deixa as pessoas doentes

MITO. As doenças se proliferam em meios quentes, que proporcionam a proliferação dos germes e bactérias.

O ar condicionado impede essa proliferação, porque tira a umidade do ar, inativando esses agentes. Por isso são usados em hospitais.

Entretanto, essa retirada de umidade deixam as vias respiratórias mais ressecadas, o que causa irritações. O ideal é utilizar a temperatura ambiente em residências para garantir uma temperatura agradável sem comprometer a saúde.

 

  • A forma de instalação do ar condicionado interfere no gasto energético.

VERDADE. A instalação incorreta do ar condicionado poder puxar para mais ou para menos o gasto de energia que ele terá.

Por isso, quando for instalar um ar condicionado em sua residência, procure um profissional que realmente entenda do assunto, pois do contrario você vai acabar tendo um gasto desnecessário na conta de energia.

 

  • Existem tipos especiais de ar condicionados para cada lugar

VERDADE. Existe uma variedade de tipos de ar condicionado, cada um pensado para ser utilizado em espaços com tamanhos e fluxos de pessoas diferentes. Por exemplo, o Piso teto é ideal para espaços grandes e médios, como clínicas e salas de aula.

E então, gostou do artigo sobre os mitos e verdades envolvendo o uso do ar condicionado? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto!